sábado, 31 de outubro de 2009

Lisboa, Rua Dr. António Cândido


Foto obtida em Agosto de 2008 a este painel de Nossa Senhora da Conceição com evidentes sinais de degradação e cujo edifício vai ser demolido um dia destes. Até lá ninguém tentou salvar estes azulejos.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Paineis de azulejos, Avenida Elias Garcia, Lisboa






Fotos de Agosto de 2008 destes azulejos na Av. Elias Garcia em Lisboa. Na altura já com aspecto muito vandalizado e hoje ao passar por lá estão em pior estado. Muitos mais azulejos já foram roubados.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Painel de azulejos, Leitaria e Manteigaria, Lisboa

Fotografei mas não memorizei a rua. Penso que seja na Baixa lisboeta perto da Praça do Comércio mas não tenho a certeza. Pode ser que elguém me ajude ou entretanto eu volte a passar aqui.
Esclarecida a dúvida: este painel situa-se na Rua de São José em Lisboa e rápidamente me chegou a informação da Luisa Moreira que tem um lindo blog: http://www.marialuisamoreira.blogspot.com/. Para mim tive a secreta esperança de que esta informação viesse da Luisa. E assim foi.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Pinturas de tectos antigos, Lisboa, Rua de Moçambique







Lisboa, Rua Pinheiro Chagas

Eram decorados assim muitos dos prédios de Lisboa. Este ainda existe, em muito bom estado na Rua Pinheiro Chagas.

domingo, 25 de outubro de 2009

Deta, Linhas Aéreas de Moçambique, Comandante Luís Branco

E porque a Net nos permite algo como isto, deixo aqui os meus votos de uma longa vida ao meu tio Luís Branco que foi durante a sua vida profissional na Deta em Moçambique, hoje, Linhas Aéreas de Moçambique, um empenhado funcionário, tendo terminado a sua carreira como Comandante. E porque hoje completou 92 anos tendo estado há pouco a falar comigo ao telefone, com excelente disposição aqui lhe renovo os nossos parabéns e votos de continuação de boa saúde e qualidade de vida.
Cá o esperamos para umas ostras em Ribamar na Ericeira...um dia destes.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Utensílios antigos relacionados com o poço, Sobreira, Milharado, Mafra






Testemunhos de outros tempos. Apetrechos que se usavam no poço e o tanque de lavagem de roupa à mão, hoje coberto de musgos...

Sobreira,Milharado, Mafra, Limpeza do Poço

O artista principal de toda esta operação, provando água de uma das nascentes do poço...

O Senhor Francisco observando os trabalhos...

Um antigo alcatruz arrumado na oliveira...

E o motor que não queria trabalhar .... mas por fim lá começou....

Encaminhando o balde cheio para o avô içar...


Os suportes dos alcatruzes, à sombra da oliveira...



De novo o Francisco, já na fase de lavagem das paredes...

Engenhos antigos

Francisco, o verdadeiro artista....

Uma assistência de respeito...
Aqui já está extraída quase toda a água antiga...

Cá em cima puxava-se manualmente os baldes cheios de água com lodo e resíduos...

Depois de esvaziado o poço, com uma bomba própria deu-se início à retirada da restante água e escovagem das paredes bem como lavagem das mesmas, a fim de retirar lodo e outros resíduos acumulados com o tempo.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Leça da Palmeira, Matosinhos, Curiosidades












Algumas curiosidades que encontrei num pequeno percurso que fiz no fim de semana passado quando me dirigia a uma churrasqueira para almoçar, aqui nesta zona. Encontrei pêgas, garças, um bonito painel de Nossa Senhora da Conceição, um gato, um painel da Rua Nova das Icas e outro da Travessa das Icas. Encontrei também um gato no encalço de um rato mas não tive tempo de fotografar, como se calcula. Há anos que não via uma cena de caça ao rato.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Lógotipo Sandeman, Vinho do Porto


Durante uma visita no passado fim de semana às caves do vinho do Porto, Casa Sandeman,Vila Nova de Gaia, que não foi escolhida por acaso para esse fim, pude finalmente informar-me no próprio local, com uma simpática guia, Cláudia, trajada de Sandeman, qual a origem desta imagem. E porque esta figura vestida de negro, misteriosa, sempre fez parte do meu dia a dia era a altura de saber a sua história. É nada mais do que uma imagem representativa de Espanha, pelo "sombrero" e de Portugal pela capa de estudante universitário e à qual foi atribuído o nome DON. Tal deve-se ao facto do Senhor Sandeman ter escolhido estes dois vinhos, um espanhol, de Jerez da la Frontera e outro português, dos socalcos do Rio Douro, para importar para Inglaterra. Foi também um dos primeiros lógotipos a ser usado para identificar um produto e uma marca.
Foi criada em 1928 e o seu autor foi George Massiot Brown que a pintou tal como a conhecemos hoje.
Uma história que também confirmei com a nossa guia foi a de o vinho do Porto ter sido obra duma casualidade: pois o vinho quando chegava a Inglaterra já não estava em condições e então passou a ser adicionada aguardente para o manter. Daí resultou esta maravilhosa bebida que é só nossa. Por muito que se espremam não conseguem fabricar vinho do Porto noutro lugar!!! Pois, Rio Douro há só um, terrenos de xisto nas escarpas também, características únicas deste vinho, idem. Por isso!!! Vinho do Porto, há só um, o do Douro e mais nenhum!!!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Porto, Imagens do Rio Douro,

































































































Num dia muito cinzento, 5 de Outubro de 2009, e como foi feriado em Portugal, optámos por este passeio, curto mas lindo. As imagens falam por si e para mim foi um privilégio. Ainda houve tempo para uma visitinha às Caves do Vinho do Porto.








Porto, Exponor, Borgbarg Isabella



Um clássico, o Borgbarg Isabella, que encontrámos no fim de semana quando chegámos à Exponor para uma visita este último fim de semana.