Capela de São Sebastião, Paço do Lumiar, Lisboa, 1628
sábado, 31 de outubro de 2009
Lisboa, Rua Dr. António Cândido
Foto obtida em Agosto de 2008 a este painel de Nossa Senhora da Conceição com evidentes sinais de degradação e cujo edifício vai ser demolido um dia destes. Até lá ninguém tentou salvar estes azulejos.
Uma pena! Que pais e este que deixa partir tanto patrimonio? Nao ha pais algum que tenha a riqueza e variedade de azulejos como nos (nao estou a contar com os Arabes, dos quais tambem temos influencias). Essas suas fotos sao autenticos documentos hstoricos :) Guarde-as bem :)
É uma pena, depois que se findar não faltará quem lamente. Admiro estes painéis de azulejos portugueses, por aqui ainda temos alguns do período imperial que sobreviveram, principalmente nos mosteiros e igrejas e nas fachadas da cidade de São Luiz MA. No passado já foram muito destruídos mas atualmente existe uma consciência maior quanto á preservação. Quanto aos prendedores de guardanapos, são feitos pela minha irmã Lucia. Eu não tenho jeito para lidar com pedrarias. Beijos Joana
3 comentários:
Uma pena! Que pais e este que deixa partir tanto patrimonio? Nao ha pais algum que tenha a riqueza e variedade de azulejos como nos (nao estou a contar com os Arabes, dos quais tambem temos influencias).
Essas suas fotos sao autenticos documentos hstoricos :) Guarde-as bem :)
Isabel,
Que belos azulejos, sou grande apreciadora!
Já vi painéis de azulejos que além de estarem degradados, tinham cabos, das Empresas de Telecomunicações, neles pregados.
Abraço
Luisa
É uma pena, depois que se findar não faltará quem lamente. Admiro estes painéis de azulejos portugueses, por aqui ainda temos alguns do período imperial que sobreviveram, principalmente nos mosteiros e igrejas e nas fachadas da cidade de São Luiz MA. No passado já foram muito destruídos mas atualmente existe uma consciência maior quanto á preservação.
Quanto aos prendedores de guardanapos, são feitos pela minha irmã Lucia. Eu não tenho jeito para lidar com pedrarias. Beijos
Joana
Enviar um comentário