quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Quinta da Cartaxaria, Sobreira, Milharado, Mafra
























































Uma Quinta que penso ser propriedade particular ainda com vestígios do antigo esplendor mas hoje completamente arruinada e abandonada. Por aqui passa uma ribeira que mal se vê devido ao matagal mas pelo que ainda observamos existem vestígios de uma velha pequena ponte de acesso à Quinta, alguns azulejos e parte do painel com o nome da mesma e a respectiva data de origem. Quem sabe se alguém a descobre e a transforma num local de turismo de habitação? Até pastagens para cavalos e outros animais poderia ter, tão grande é sua extensão. Encontra-se mesmo no limite do Concelho de Mafra e perto do início do Concelho de Arruda dos Vinhos.
Esta quinta era uma grande propriedade agrícola que empregava muitos trabalhadores tendo mesmo caseiros que tinham habitação na própria. Os produtos aqui produzidos eram transportados em galera ou galeras para Lisboa, onde residiam permanentemente os proprietários.

5 comentários:

Joana disse...

Oi Isabel.
Acho lindas essas construções antigas. Lamento quando vejo uma propriedade dessas que visivelmente foi magestosa, se deteriorando pelo abandono, adoraria ter uma casa nesse estilo toda restaurada. Me alegra que outras pessoas compartilhem esta admiração que tenho pelo antigo e histórico. Beijos
Joana

Guidinha Pinto disse...

Pois é. Não é só ter, há que manter. Na maior parte das famílias com quintas, os herdeiros não estão interessados - ou não têm possíbilidades financeiras - para evitar chegar a este estado, a sua Casa de Família. Há muitas, por este Portugal fora, infelizmente. Esta deveria ser linda, nos seus tempos áureos :).
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Já passei de bicicleta e parei lá várias vezes, pois vivo perto daquela quinta. Mete confusão ver uma quinta tão grande e completamente abandonada. Acho que foi um incêndio que destruiu a quinta. Acho pena que nunca foi recuperado.

Anónimo disse...

Tenho muita pena de ver esta Quinta neste estado... Ainda sou do tempo de quando podíamos entrar na casa e ver aqueles salões com azulejos lindos,os quartos dos empregados,a adega com tonéis enormes,a casa dos caseiros,as cavalariças...

Anónimo disse...

Seria muito interessante saber a actividade principal que existiria na quinta...