sábado, 14 de novembro de 2009

Candal, Lousã, Aldeia do Xisto, Loja da Aldeia











































































O privilégio de visitar este local, a Aldeia de Candal, em xisto,na Lousã, uma das várias possíveis de visitar nesta região. O dia estava com nevoeiro, alguma chuva e muita humidade mas nem por isso menos bonito nesta paisagem de sonho. Muita pedra com história. Algumas ruínas e muitas casinhas aqui e acolá, por vezes encobertas com a vegetação e o arvoredo. Ou seja, quando se começa a descer para chegar aqui e nos deparamos com aquela encosta de casario em xisto, onde se adivinha muito esforço humano para as construir, é obrigatório parar e disfrutar...parece uma imagem irreal. Só quem aqui passou pode descrever a emoção e visitar esta aldeia e onde o primeiro pensamento é: como viveriam os seus primeiros habitantes??? como se deslocavam até aos pontos de abastecimento de géneros???
Há muito para descobrir em Portugal.
Fizémos também uma pausa na Loja da Aldeia, para um café e para nosso espanto, também encontrámos aqui à venda vários produtos com a marca de outros tempos. Teriam os seus habitantes consumido alguns deles???
Uma referência à nora que se encontra a funcionar!!!

7 comentários:

Luisa disse...

Isabel,

Bela paisagem, ainda muito preservada, e belas fotos.

Obrigada, pela partilha.

Abraço
Luisa

Anónimo disse...

em julho, fiz a rota do xisto e adorei, o candal foi uma das que visitei . o talasnal, tbm, está a ser recuperado e é mtº bonito, só é pena o caminho ser de terra batida. conhece Gondramaz a 7 km de Miranda do Corvo? vá lá que vale a pena. é linda e toda recuperada.
fá foi a Pia do Urso a 7 ou 8 km de Fátima para o lado de S. Mamade? é simplesmente deslumbrante. vale mesmo a pena lá ir

bjs

Ana

isabel tiago disse...

Bom dia Ana

Muito obrigada por ter acedido ao meu blog e gostado.
Reconheço que tardei a visitar este local mas a verdade é que ando a descobrir aos poucos a região pois um dos meus filhos veio viver para a zona mais concretamente em Pedrógão Grande e ele é que tem desbravado o caminho para estes passeios e levámos o nosso neto com 8 meses a passear por aqui. Fomos também a Cerdeira. Os outros locai de que me fala iremos concerteza numa outra altura. Agradeço as dicas.
Isabel Tiago

Suzana Maria disse...

Só lamento que seja tão pouco falado,pois das aldeias de xisto é o mais bonito.Esperemos que o não estraguem.

Domingos de almeida disse...

Eu Domingos,filho de Etelvina e Albino foram moradores nessa belesa de recanto,ainda jovem casaram e foram morar no brasil saindo do Candal Lousã em 1939junto com minha irma nascida nesse recanto lindo com poucos meses de vida.minha mãe graças a deus esta com 90 anos mente boa e conheçe casa por casa seus donos antigos todos familias.A casa dela esta com a janela aberta abandonada como as outras,a do meu falecido pai e a que tem area saliente para fora acima do predio de 3 andares amarelo que era da tia Eugenia tinha um filho Antonio.OBS;tem 1 foto que e o LAGAR MOINHO onde eles os moradores colocavam AZEITONAS nas colheitas para tirar o caroço para fazer o AZEITE PURO ; que girava com a corrente de agua.

Domingos de Almeida disse...

Domingos de Almeida volto a falar da Aldeia do Candal terra dos meus Pais nascido nesse recanto,vou ter o prazer de conhecer agora vou visitar o lugar com esposa e filha e genro e tirar foto na casa apoz 62 anos .Viajo do Brasil dia 27 de junho 2010 domingo,tenho primos que nao vejo a mais de 50 anos e parentes que vou ter o prazer de conhecer.

Anónimo disse...

estive na aldeia da lousa terra dos meus pais em junho de 2010 fiquei alegre de conheçer este patrimonio historico que meu avos ajudaram a construir pena que a casa grande esta sem o telhado e o assoalho as paredes de pedra esta em perfeita ordem apesar de ter 100 anos +ou-a casa pequena ao lado foi feita o assoalho e telhado.O lugar e muito "historico e deve ser preservado"pelos governantes.e uma pena que moro no Brasil.Bebi agua na fonte de 1941 tirei muiiiiiiitasssssssssssssssss fffotttos do "Candal"terras dos meus pais avos padrinho madrinhas tios tias e Familias nascida neste LUGAR que eu DOMINGOS DE ALMEIDA ABRAÇO COMMMM MMMMUIIIITO OORRRGULHO DE FAZER PARTE DESSA FAMILIA ALMEIDA;HENRIQUES:FARELO:MUITAS SAUDADES;;;;;;;;;;;;;; DOMINGOS DE ALMEIDA.Mingota@bol.com.br