sábado, 7 de novembro de 2009

Passeio guiado S.O.S. Azulejo, Hospital de São José, Lisboa






















Um passeio guiado que decorreu hoje no Hospital de São José em Lisboa e que foi o primeiro de uma série de eventos deste género que irão decorrer no futuro, sob a designação de "S.O.S. AZULEJO" que têm por fim chamar a nossa atenção para a problemática do património azulejar de Lisboa e também nos passar um pouco da sua história e origem. Começámos por este Hospital e de seguida será o de Santa Marta, também em Lisboa.
Uma curiosidade sobre o Hospital de São José: Aqui existia um convento jesuíta que após serem expulsos pelo Marquês de Pombal deixaram estas instalações e sendo necessário um novo local para o Hospital de Todos os Santos que tinha sido destruído pelo terramoto de 1755, foi decidido pelo mesmo, que seria neste convento mas com o nome de Hospital de São José em homenagem do Rei D. José.....

2 comentários:

Luisa disse...

Isabel,

Os nossos belos azulejos.

Abraço
Luisa

azulejo_de_lisboa disse...

Soube que nessa visita estavam procurando colaboradores para fazer o levantamento azulejar desse convento. Como estou interessado em colaborar, procuro localizar a ou as pessoas que estão a realizar o trabalho.
Grato.
lfccr@hotmail.com

Luís Ribeiro