sexta-feira, 23 de maio de 2008

Cristóvão Colombo, Alentejano de Cuba


Cristóvão Colombo era português, e de Cuba?
23.05.2008 - 15h49 Teresa Firmino
Nos últimos anos surgiram novos livros de investigação com a tese de que Cristóvão Colombo era português - de Cuba, no Alentejo - e não genovês, como conta a versão "oficial" da história. Será mesmo assim? Amanhã, para discutir os mistérios em torno do explorador, o Núcleo de Amigos de Cuba e a câmara municipal organizam uma tarde de conferências no centro cultural da vila.Dos EUA virá o luso-americano Manuel da Silva Rosa - que há 17 anos anda às voltas com os mistérios de Cristóvão Colombo. Na sua palestra em Cuba, Manuel Rosa vai argumentar que o documento aceite como testamento de Colombo, de 22 de Fevereiro de 1498, é falso. Ora, este documento, sublinha Rosa, é o único em que Colombo aparece descrevendo-se como um tecelão de Génova. "Todos os outros documentos que falam de Génova são de terceiros", diz Manuel Rosa. "Há 200 ou 300 anos que os historiadores se apoiam neste testamento como prova de que ele era um tecelão de Itália."Manuel Rosa não está nada convencido desta tese, e explica porquê: um dia antes de morrer, a 19 de Maio de 1506, na cidade espanhola de Valhadolid, Colombo mandou chamar o notário e várias testemunhas para fazer uma adenda a um testamento que tinha feito em 1502.
Parte de uma notícia do "Público" via Internet hoje dia 23/5/08.

2 comentários:

Anónimo disse...

Isabel, parabéns pelo seu excelente trabalho de pesquisa, existem de facto muitas dúvidas relativas à origem de Colombo, quero partilhar a ideia de que o mais provável era ele ser português, embora o nome não seja muito comum nos velhos livros da nossa história.

Mara disse...

Isabel
Muito grata pelo esclarecimento, não sabia.
Cristovão Colombo é um tema muito interessante e tem feito correr rios de tinta, talvez um dia se descubra a verdade.(Dizem...que Cuba tem este nome devido a ser o nome da terra do descobridor e que as ilhotas em redor da mesma têm nomes de aldeias do
alentejo...nunca fui ver o nome das ilhotas, para confirmar)
Bjs